Mastopexia

A mastopexia é o procedimento que auxilia na reposição de mamas que perderam a firmeza e estrutura, geralmente acometidas por idade ou alterações hormonais ao longo da vida da paciente. Trata-se de um conjunto de intervenções cirúrgicas destinadas a reposicionar a aréola do mamilo, como também, levantar o tecido mamário e remover o excesso de pele da paciente.

 

Tipos de mastopexia

 

Mastopexia clássica

 

É o procedimento que visa corrigir a ptose mamária, retirando o excesso de tecido e flacidez das mamas. Em casos onde as mamas são pequenas, a paciente pode optar pelo uso da prótese no procedimento.

 

Mastopexia com prótese

 

Nesse tipo de cirurgia, o procedimento tem como objetivo proporcionar um volume maior para as mamas. É o mais procurado entre as mulheres, e caso precise de uma prótese muito grande, é recomendado a cirurgia de aumento pelo menos 3 meses antes da mastopexia para a paciente se acostumar com o peso da prótese.

 

Cuidados pós-cirurgia

 

A mastopexia tem o benefício de ter pouco tempo de recuperação, pois logo que feita a cirurgia, a paciente já pode retornar para as atividades do dia-a-dia. 

 

Porém é importante salientar que cuidados no pós-operatório sejam feitos para manter a boa estética da cirurgia, como por exemplo, usar protetor solar para evitar que as cicatrizes escureçam, tomar os medicamentos indicados pelo médico para evitar dores, inchaços e inflamações durante a cicatrização.