Braquioplastia – A solução para o famoso “tchauzinho”

Cerca de 60% da população tem problemas com braços flácidos. O famoso “tchauzinho” traz desconforto para muitas pacientes, que causam incômodos ao se movimentar, cumprimentar alguma pessoa e até dificuldade de se sentir bem em fotografias que aparecem seus braços.

A braquioplastia é a cirurgia que tem a finalidade de amenizar esse desconforto, diminuindo a flacidez em excesso dos braços, que acomete principalmente os tríceps, e pode ser combinado com lipoaspiração no local quando existe também um excesso de gordura que cause o aumento do volume dos braços.

Essa condição geralmente ocorre por conta de uma reeducação alimentar que ocasiona uma grande perda de peso, após uma cirurgia bariátrica ou também pode ser considerada a flacidez por envelhecimento.

Como é o procedimento de braquioplastia?

Através de incisões na parte posterior do braço, a braquioplastia remove parte do tecido em excesso, amenizando a flacidez e reposicionando a pele para o resultado de braços mais firmes com contornos suaves.

Essa cirurgia pode ser combinada com lipoaspiração quando existe também o excesso de gordura na região. A incisão é feita da região axilar até a face interna dos braços, podendo se estender até a região próxima do cotovelo, de acordo com a situação da paciente. A pele em excesso é retirada devolvendo aos braços um contorno mais adequado.

É um procedimento que dura poucas horas e a anestesia geral vai ser indicada de acordo com a avaliação feita em consulta. Além disso, ela pode ser combinada com outros procedimentos, como abdominoplastia e mamoplastia, trazendo um resultado que proporciona maior harmonia com o corpo.

Cuidados pós-cirurgia

Geralmente a internação dura cerca de um dia, mas o repouso pós-cirúrgico pode ser indicado pelo cirurgião entre 7 a 15 dias, e varia de acordo com o cuidado e adaptação do paciente quanto o procedimento.

É recomendado no pós-operatório também:

  • Evitar pegar peso, levantar ou fazer movimentos bruscos com os braços por 21 dias
  • Realizar a drenagem linfática para reduzir os edemas da cirurgia;
  • Utilizar malha compressiva na região por um mês;
  • Realizar exercícios físicos só após o tempo de recuperação da cirurgia;
  • Proteger a cicatriz dos raios solares para evitar o escurecimento.