Body Lifting: O que é, quando é indicado e os cuidados pós-cirurgia

Você já ouviu o termo Body Lifting? Na sua tradução mais ampla, é toda a cirurgia plástica que traz como finalidade o contorno e suavidade do corpo da paciente, para uma melhor experiência estética.

O Body Lifting tem como função melhorar a forma e firmar o tônus do corpo, tecido abaixo da superfície da pele, removendo o excesso de pele e gordura subjacente que não é solucionado apenas com dietas e exercícios.

Como funciona a cirurgia de Body Lifting?

Uma cirurgia de contorno corporal tem classificações quanto a parte do corpo que necessita ser operada. A indicação do modo que ocorrerá a cirurgia vai de acordo com a indicação do médico cirurgião e a necessidade do corpo da paciente.

O procedimento mais popular entre as pacientes é o que deixa a cicatriz na marca do biquíni ao longo do abdômen e virilha. Alternativamente, as incisões ao redor da circunferência do corpo ajudam a remover o excesso de pele ao redor do abdome e costas. Assim que feitas as incisões, a pele é firmada e os tecidos manipulados para melhorar a forma da silhueta da paciente. Para fechá-las, são utilizadas suturas de suporte.

Vale lembrar que uma cirurgia de contorno corporal pode ser realizada em combinação com outros procedimentos, como mamoplastia e braquioplastia, por exemplo.

Quando é indicada?

A cirurgia de lifting corporal visa a melhora na aparência da pele flácida flácida e a gordura de partes específicas do corpo, como rosto, pescoço, braços, coxas, seios e glúteos.

O lifting corporal não tem a finalidade de eliminar os depósitos de gordura, mas é possível combinar a lipoaspiração junto a ela. A quantidade permitida de redução de gordura em uma aspiração é de até 7% do peso da paciente.

De maneira geral, a cirurgia de lifting corporal é um tratamento que combate os efeitos do envelhecimento (em sua maioria feito em pacientes acima dos 40 anos), mas que também pode ser indicado após uma grande perda de peso, como no caso de efeitos genéticos da juventude ou uma cirurgia bariátrica.

Cuidados pós-cirurgia

O tempo médio de recuperação é ditado pela indicação de repouso do médico cirurgião responsável e da forma que a paciente em questão lida com a recuperação, geralmente de sete a 15 dias. O resultado da cirurgia pode ser visualizado logo após o procedimento, e os hematomas e inchaços cessam entre 20 a 25 dias. Compressas geladas ajudam a amenizar os sintomas.

De maneira geral, alguns cuidados devem ser feitos para contribuir com uma melhora mais rápida e com o resultado de acordo com esperado, como por exemplo:

  • Evitar esforços de maior escala por um período indicado pelo médico;
  • Beber bastante água e manter uma alimentação saudável para agilizar o processo de cicatrização da cirurgia;
  • Usar pomadas hidratantes e protetor solar, assim como também o uso de cicatrizantes naturais, como o óleo de girassol;
  • Não consumir o uso de cigarros e bebidas alcoólicas durante o período de recuperação.
  • Realizar a drenagem linfática para reduzir os edemas da cirurgia;
  • Utilizar malha compressiva na região por um mês;
  • Proteger a cicatriz dos raios solares para evitar o escurecimento.